Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 20/06/2013 em Notícias

Proyecto BELA: mais uma oportunidade de fomento para sua Biblioteca

 

O Proyecto BELA (Bibliotecas Españolas y Latinoamericanas) é uma iniciativa privada de origem espanhola com o intuito de fomentar o desenvolvimento de bibliotecas espanholas e latino-americanas, baseando-se em três ações distintas:

  • O acesso ao conhecimento, através da aquisição de uma licença por um valor promocional (49 euros) e que permite o acesso permanente a uma coleção de mais de 360 títulos das mais diversas áreas do conhecimento que são constantemente atualizados no repositório digital “Netbiblo”.
  • Criação e desenvolvimento do maior “Bidbook” do mundo: “Bidbooks” são livros digitais que permitem ao leitor “linkar” seu texto com fotos, vídeos e outros textos através da telefonia móvel. Esta ação visa que todas as bibliotecas que fazem partem do BELA, juntamente com seus usuários, se unam para criar conteúdos que possam se transformar em um grande “Bidbook”, com registros vindos de toda a parte do mundo.
  • Financiamento de projetos: todas as bibliotecas que aderirem ao BELA poderão apresentar um projeto visando a promoção da biblioteca pública, o aumento do número de usuários ou a democratização do conhecimento em território espanhol ou latinoamericano. Os projetos apresentados de acordo com o regulamento serão avaliados por um juri especializado e os selecionados serão financiados, podendo ser beneficiados com a quantia de até 25.000 euros, de acordo com o projeto proposto. Um dos requisitos para se candidatar ao fomento é o ineditismo da proposta, embora excepcionalmente possam ser aceitos projetos relevantes em andamento ou projetos iniciados mas que, por questões financeiras, tenham sido desativados. Os projetos podem ser enviados para info@proyectobela.org. até 04 de novembro de 2013 pelas instiuições cadastradas na iniciativa. Alertamos que o prazo para adesão ao BELA (info@proyectobela.org) se encerra em 20 de outubro do mesmo ano e é obrigatório a inscricao da biblioteca na ação de “Acesso ao Conhecimento”, ou seja, da aquisição da licença de uso da “Netbiblio”.

Clique aqui para acessar o portal Proyecto BELA.