Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 15/04/2014 em Notícias

Curto Circuito da Juventude é realizado em Brasília

curto-circuito-juventude

Entre os dias 11 e 13 de abril aconteceu, em Brasília, o Curto Circuito da Juventude. O evento reuniu cerca de 70 jovens que realizaram discussões sobre políticas culturais, além da troca de experiências e manifestações artísticas. Diversas propostas foram elaboradas pelos jovens durante o Circuito, a fim de ajudar o governo a construir o Programa Nacional de Cultura e Juventude.

Representantes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) estiveram presentes no encontro para ouvir as propostas na área da leitura e biblioteca, e estudar a melhor forma de viabilizar novos apoios.

Algumas propostas elaboradas pelos jovens foram:

  • Ampliar as ações culturais (teatro, dança, cinema, leitura, etc), estimulando a criação de novos espaços culturais e priorizando o acesso a bens culturais. Incluir como pontos de ação de cultura as escolas, as bibliotecas, as praças e também os espaços dos povos de terreiro, quilombolas, acampamentos ciganos, comunidades indígenas, ribeirinhas e rurais.
  • Formação e desenvolvimento de softwares entre os jovens nas comunidades.
  • Criação de um programa, legislação e/ou editais para a utilização dos espaços públicos já existentes nas cidades, sendo a utilização destinada à produção artística e cultural da juventude.
  • Digitalizar e disponibilizar os acervos públicos online, como o acervo da Cinemateca Brasileira, entre outros.
  • Formação de jovens como agentes de desenvolvimento comunitário, com o objetivo de integrar o desenvolvimento científico e tecnológico com a preservação da memória e incentivo a pesquisa.
  • Estudo da comunidade: compreender as necessidades de uma comunidade antes de instalar um equipamento cultural; relatar os resultados e mudanças conquistadas.

Clique aqui e saiba mais.

Acesse aqui as fotos do evento.