Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 04/11/2014 em Destaque, Sem categoria

Prêmio Vivaleitura 2014 – inscrições abertas até 21 de novembro

Para estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências de promoção da leitura, os Ministérios da Cultura e da Educação e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) retomam neste ano o Prêmio VIVALEITURA.  A edição 2014 premiará com R$ 25 mil os trabalhos na área de leitura desenvolvidos dentro de quatro categorias: “Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias”; “Escolas Públicas e Privadas”; “Promotor de Leitura (pessoa física)” e “ONGs, Universidades/Faculdades e Instituições Sociais”.

As inscrições são gratuitas e terminam no dia 21 de novembro.

Podem ser feitas pelo site http://www.premiovivaleitura.org.br/cadastro/cadastro.ASP ou enviadas pelos Correios ao endereço:

Prêmio VIVALEITURA 2014

SHS Quadra 06, conjunto A, Bloco C, sala 919, Complexo Brasil XXI.

Brasília – DF

CEP 70316-109

O Prêmio conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana.

A apresentação dos trabalhos deve respeitar as seguintes orientações: não ultrapassar seis páginas; ser digitado em letra corpo 12, em folhas de papel tamanho A4; ser divido em: Justificativa (com breve descrição da experiência desenvolvida); Objetivos (o que se pretendia atingir em termos dos resultados esperados); Metodologia (como o trabalho foi desenvolvido, passo a passo) e Avaliação (os resultados alcançados dentro do que se pretendia).

Os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora e, após a avaliação, os finalistas serão informados que passaram de fase. Em dezembro, serão anunciados os 20 finalistas, sendo cinco em cada categoria, além dos indicados para a Menção Honrosa.

Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis via formulário no endereço  http://www.premiovivaleitura.org.br/contato/default.asp ou por telefone (61) 3321-9955, das 9h às 18h.

Histórico

Instituído em 2005, no Ano Ibero-americano de Leitura, o prêmio foi idealizado como ação integrante do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) e, com previsão inicial de duração de 10 anos (2006 a 2016).

Já foram realizadas cinco edições do Prêmio- 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011.

A grande novidade da edição 2014 é a inclusão da categoria específica para promotores de leitura, a qual “abrange as experiências continuadas desenvolvidas por cidadãos que se dediquem à promoção da leitura por iniciativa pessoal”, sem personalidade jurídica própria formalizada, ou seja, sem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

A atual edição homenageia a editora Lúcia Jurema, que faleceu no início deste ano. Lúcia iniciou seus trabalhos no setor na editora Ática e passou pelas editoras Nova Fronteira e Record. Havia 12 anos trabalhava na Fundação Santillana, além de exercer as funções de diretora-editora da Câmara Brasileira do Livro – CBL, diretora do Instituto Pró-Livro e gerente de relações institucionais da editora Moderna.