Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 08/08/2016 em Destaque, Notícias, Sem categoria

Último dia para cadastro de bibliotecas para recebimento da Coleção Memória do Esporte Olímpico Brasileiro

recadastramento-bibliotecas-ultimo-interna

Termina hoje (8) cadastro de bibliotecas em plataforma do SNBP

Hoje (8) é o último dia para as bibliotecas públicas, comunitárias e pontos de leitura se cadastrarem na plataforma digital do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A meta é cadastrar e atualizar cerca de seis mil bibliotecas em todo o Brasil.

O cadastro é gratuito e a intenção é levantar dados como público-alvo, acervo, serviços, infraestrutura, relação institucional e gestão. As instituições devem efetuar novo cadastro no site, seguindo este passo a passo.

A partir dessas informações, pretende-se criar um ambiente de interação e integração das bibliotecas públicas em âmbito nacional. Os dados também subsidiarão o poder público em ações e políticas para o setor.

O novo cadastro pode ser acessado para consulta por cidadãos, instituições públicas ou privadas e, principalmente, por governos municipais e estaduais. São disponibilizadas informações atualizadas, permitindo a constituição de redes locais de bibliotecas.

A orientação é que as instituições mantenham seus perfis atualizados, para constituir um espaço de exposição e gestão das bibliotecas, permitindo a circulação e o compartilhamento de informações, como agendas culturais e regionais. As bibliotecas que tenham realizado o cadastro até o dia 17/6/2016 e queiram atualizar dados e confirmar o compromisso em receber a coleção devem preencher este formulário.

Incentivo 

Aproveitando a temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as bibliotecas que se cadastrarem receberão um kit com uma coleção de DVDs sobre a memória do esporte olímpico e uma cartilha. A coleção é resultado do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que vem sendo desenvolvido desde 2011 e, hoje, conta com 40 documentários.

Neste acervo, há vídeos de desportistas brasileiros, como a nadadora Maria Lenk, o jogador de tênis Claudio Kano, a jogadora de vôlei Ana Moser e o cavaleiro Rodrigo Pessoa. Os filmes têm o objetivo de promover o resgate da trajetória do esporte nacional e das histórias que possam inspirar as gerações futuras. O projeto é realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, com patrocínio da Petrobras, ESPN Brasil e EBRASIL Energia e apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Cinemateca Brasileira.

Para esclarecer quaisquer dúvidas, as instituições devem entrar em contato pelo e-mail snbp@cultura.gov.br ou telefone (61) 2024-2698.

Assessoria de Comunicação

Ministério da Cultura