Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 19/08/2016 em Destaque, Notícias, Sem categoria

Cartilha sugere atividades para bibliotecas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

capaO Ministério da Cultura (MinC) lançou uma cartilha com sugestões de atividades a serem desenvolvidas por bibliotecas públicas e comunitárias durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, que ocorrem em agosto e setembro.

Disponível para download, o documento visa transformar a inspiração esportiva em atividades voltadas diretamente para as comunidades cariocas.

Entre as propostas apresentadas na cartilha estão a criação de espaços informais de leitura em quadras ou praças (para ampliar o contato com a comunidade), a promoção de rodas de leitura e de conversas com escritores e a elaboração de espaços de troca de livros. A cartilha sugere, ainda, a realização de exposições relacionadas ao tema olímpico e a modalidades esportivas, concursos de redação e de desenho, gincanas e palestras.

A cartilha também sugere uma relação de livros sobre esportes que possam compor o acervo editorial durante todo o ano de 2016, entre eles Alguém para jogar com Bóris, de Edward van de Vendel, A decisão do campeonato, de Ruth Rocha, Esportes radicais, de Ziraldo, Uma história sobre futebol, de José Roberto Torero, Mestres e capoeiras famosos da Bahia, de Pedro Abib, Resenha esportiva, de Nelson Motta, e Time dos sonhos, de Luís Fernando Veríssimo.

Também são sugeridos filmes que possam ser exibidos em mostras temáticas sobre esportes, como Olympia (1938), Rocky: um lutador (1976), Carruagens de Fogo (1981), Jamaica abaixo de zero (1993), Driblando o destino (2002), As Bicicletas de Belleville (2003) e Menina de ouro (2004), entre outros.

Idealizada pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (vinculado ao MinC), com foco em crianças, jovens e adultos, a cartilha tem como objetivos contribuir para a formação de novos leitores e consolidar a biblioteca como elemento essencial na cultura dos municípios brasileiros. Apesar de ser inspirada nos Jogos, traz uma programação literária que poderá ser trabalhada ao longo de todo o ano, e não somente no período das competições.

Memória do Esporte Olímpico Brasileiro

As bibliotecas que se cadastraram para receber a cartilha dentro do prazo determinado pelo MinC também receberão DVDs com os 47 documentários do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, produzidos pelo Instituto de Políticas Relacionais, com apoio da Secretaria do Audiovisual do MinC e da Cinemateca Brasileira.

Nos documentários é possível conhecer um pouco da história do principais atletas olímpicos brasileiros. A série contempla ainda histórias como a do massagista Luiz Carlos Souza, o Luisão, que participou de seis Olimpíadas, incluída a do Rio de Janeiro.

Acesse a cartilha

Fonte: Ministério da Cultura (MinC)