Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 08/09/2016 em Destaque, Eventos, Notícias

Casa Brasil recebe seminário sobre livro e leitura acessível

 

Sem título1

Favorecer o debate sobre as diferentes dimensões da leitura em uma perspectiva acessível e inclusiva é o objetivo do seminário que o Ministério da Cultura realiza no domingo (11), na Casa Brasil, no Rio de Janeiro. O Seminário Livro e Leitura para todos: formas e sentidos de ler será realizado a partir das 10h e contempla programação com mesas de debate, oficina, lançamento de livros e espaço de leitura. O evento faz parte da programação da Casa Brasil durante o período das Paralimpíadas Rio 2016.

A discussão sobre o cenário atual da legislação brasileira e das políticas públicas nesse campo e as demandas de produção de livros em diferentes formatos acessíveis também estará na programação. A partir das 10h30, a mesa de abertura reúne a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, Renata Bittencourt; além de representantes de órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal, e da Autoridade Pública Olímpica.

Experiências e narrativas na área do livro, leitura e inclusão serão debatidas por profissionais e especialistas da área como a vice-diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, Gilda Carvalho; a professora adjunta da área de Educação Bilíngue do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Cristiane Taveira; o bibliotecário Edson Feitosa; a coordenadora Geral da ONG Mais Diferenças, Carla Mauch.

Recursos de acessibilidade como audiodescrição e interpretação em Libras, além de materiais multissensoriais estarão presentes na experiência de mediação de leitura numa perspectiva inclusiva. Na oficina, que começa às 14h30, consultores de acessibilidade cultural da ONG Mais Diferenças apresentam o processo de concepção e produção dos diferentes formatos de livros acessíveis, compartilhando experiências e trechos de livros que serão lançados no evento. Vinte e cinco livros em formatos acessíveis foram desenvolvidos no âmbito do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, realizado pelo MinC em parceria com a organização não governamental. Os visitantes poderão conferir o lançamento dos livros a partir das 16h30.

Ainda compõe a programação o espaço de leitura inclusiva com atividades das 11h às 19h.  O espaço é estruturado com computadores, aparelhos de televisão e fones de ouvido, nos quais serão exibidos os formatos acessíveis dos livros. A programação é gratuita e acontece nos Armazéns 1 e 2 da Casa Brasil, localizada no Pier Mauá. O espaço tem capacidade para receber 150 pessoas.

Saiba Mais

O Seminário Livro e Leitura para todos: formas e sentidos de ler é fruto de convênio do Ministério da Cultura com a ONG Mais Diferenças a partir de edital realizado pela Fundação Biblioteca Nacional em 2013. O encontro também faz parte da programação da Semana da Acessibilidade, promovida pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro. Serão atividades com escritores e ilustradores, e intervenções e performances artísticas e poéticas em variados espaços da cidade do Rio de Janeiro durante o período Paralímpico, de 8 a 15 de setembro de 2016.

Fonte: Ministério da Cultura