Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 17/11/2016 em Destaque, Notícias

Bibliotecários participarão de Estágio Internacional em Medellín, Colômbia

pas_2016-1

14 bibliotecários ibero-americanos selecionados pelo Programa Iberbibliotecas se reunirão entre os dias 20 e 27 de novembro em Medellín, Colômbia, para aprender, compartilhar e trabalhar no estágio Bibliolabs: territórios em código aberto e colaborativo.

O primeiro estágio internacional do Iberbibliotecas busca incentivar a criação e gestão da informação e do conhecimento por meio do trabalho colaborativo entre bibliotecários, organizações, comunidades e usuários de bibliotecas. Os bibliotecários participarão de palestras, seminários e oficinas sobre os temas “experimentação tecnológica”, “narrativas hipermídia” e “código aberto e uso público da informação”.

Os bibliotecários selecionados foram convidados a compartilhar suas opiniões sobre o futuro das bibliotecas públicas e sobre o valor da participação direta dos usuários na geração do conhecimento.

Confira, abaixo, as expectativas das duas bibliotecárias brasileiras selecionadas para participar do Programa de Estágios do Iberbibliotecas:

1_Camila-1“Eu imagino uma biblioteca ainda mais efervescente, com presença constante de toda comunidade na sua gestão, programação e cuidado. Cada vez mais leitores inspirando outros leitores e transformando a comunidade através da palavra – falada, ouvida e escrita – criando e modificando as suas vidas em tantas quantas possibilidades a leitura lhes permitir”.

5_Aline“Experiências como ‘Faça você mesmo’ ou ‘Faça com os outros’ transformam a biblioteca em um campo de difusão de informação para além do objeto livro ou de qualquer outro suporte mediador de conhecimento. Para mim, o mais importante de tudo é voltar a se ater à dimensão humana: ao promover a autonomia dos leitores ou ao compartilhar com o outro suas dificuldades e descobertas, podemos retornar à escuta sensível e à fala mobilizadora”.

 Leia, no link a seguir, as impressões dos demais bibliotecários selecionados de todos os países membros: http://www.iberbibliotecas.org/pasantia2016/.