Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 29/05/2017 em Destaque, Eventos, Notícias

2º Concurso de Estágios Internacionais, 2017

1. Introdução

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos suficientes e altamente qualificados para assumir os desafios das bibliotecas públicas da região ibero-americana, o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, apresenta o seu programa de estágios internacionais dirigido a bibliotecários públicos dos países e cidades membros. Os bibliotecários poderão melhorar as suas competências profissionais, a comunicação e a colaboração entre profissionais de bibliotecas ibero-americanas. Pretende-se igualmente fortalecer os sistemas de bibliotecas públicas.

Todos os anos o Programa Iberbibliotecas selecionará um país membro para a realização dos estágios e apoiará bibliotecários de cada um dos membros ativos do Iberbibliotecas, num numero que esteja de acordo com os fundos destinados todos os anos ao concurso.

2. Estágio 2017

Local: São Paulo, Brasil
Fechas: de 6 a 10 de novembro de 2017
Título: Acessibilidade, Diversidade e Inclusão em Bibliotecas Públicas

No ano de 2017, o estágio terá como tema central as questões relativas à acessibilidade e inclusão nas bibliotecas e outros espaços dedicados ao livro e à leitura.

O objetivo será fortalecer ações conjuntas para a democratização do acesso às práticas leitoras para todos, compartilhando boas práticas, informações e conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento de capacidades dos profissionais participantes do estágio.

Consulte aqui o programa detalhado do estágio “Accesibilidad, Diversidad e Inclusión en Bibliotecas Públicas

3. Quem pode participar?

O concurso está aberto a bibliotecários de bibliotecas públicas diretamente vinculados aos sistemas de bibliotecas dos países e cidades membros do Iberbibliotecas:

  • Buenos Aires (Argentina)
  • Brasil
  • Chile
  • Colômbia
  • Costa Rica
  • Espanha
  • Medellín (Colômbia)
  • México
  • Paraguai

Os bibliotecários devem acreditar um mínimo de dois anos de experiência profissional em bibliotecas públicas.

Número de beneficiários: 27 (três bibliotecários por cada membro ativo do Iberbibliotecas).

Perfil dos candidatos: Os estágios dirigem-se a profissionais de bibliotecas públicas que estejam a trabalhar em bibliotecas públicas, na área da accesibilidad e inclusión em bibliotecas públicas. Os bibliotecários devem demonstrar que estão a trabalhar nas suas respetivas bibliotecas, em projetos similares aos que se indicam no presente concurso ou que têm planeado implementar projetos nessa área.

Não serão consideradas as aplicações de bibliotecários que trabalhem em bibliotecas escolares, de institutos educativos ou de educação superior, especializadas e, em general, em bibliotecas que restrinjam de algum modo o acesso da população a todos seus serviços.

Não serão consideradas as aplicações de bibliotecários que têm sido ganhadores do pasado Concurso de Estágios Internacionais 2016.

4. Candidaturas

Os bibliotecários interessados devem apresentar os seguintes documentos:

  • Formulário de Inscrição e de apresentação do projeto em desenvolvimento ou daquele que será desenvolvido na sua biblioteca, sempre vinculado à realização do Estágio (faça aqui o download do formulário oficial).
  • Cópia do documento de identidade nacional e cópia do passaporte em vigor. Para os bibliotecários brasileiros não é necessário apresentar passaporte.
  • Carta com a aprovação do responsável superior do centro bibliotecário onde desempenha o seu trabalho.

Os bibliotecários devem enviar as suas candidaturas para a conta de correio iberbibliotecas@cerlalc.org no prazo estabelecido no calendário do concurso.

Não serão aceites propostas enviadas após o fecho do concurso. Apenas será tido em conta o primeiro envio. Não serão aceites as candidaturas que não incluam todos os documentos exigidos, completamente preenchidos.

A apresentação do Formulário de Candidatura envolve a aceitação tácita dos termos e condições do presente Concurso. Ao enviar o Formulário, o bibliotecário declara que conhece e aceita na sua totalidade o regulamento do Concurso.

5. Dotação e Condições do Estágio

O Iberbibliotecas oferecerá um apoio completo aos 16 bibliotecários selecionados. Este apoio inclui:

  • Bilhete de avião de ida e volta.
  • Alojamento em quarto individual num hotel de São Paulo.
  • Alimentação.
  • Deslocamentos do aeroporto para o hotel e vice-versa.
  • Pagamento de impostos de saída do país do bibliotecário (contra entrega de recibos).
  • Seguro de viagem para a duração completa do estágio na Colômbia

Todos os bibliotecários vencedores se encarregarão de fazer um seguro viagem para a duração completa do estágio, bem como do visto de entrada no país de destino, caso este seja necessário.

Os bibliotecários contemplados com o estágio receberão um certificado do Diretor do Centro Administrativo, Organismo ou Instituição pública responsável pelo estágio, no qual, de acordo com os indicadores determinados para o estágio desse ano, se especifica a participação nas atividades do programa e o grau de cumprimento dos objetivos previstos.

6. Processo de seleção

Após o encerramento da receção das candidaturas, a Unidade Técnica enviará as mesmas aos pontos focais correspondentes de cada país ou cidade membro. Cada país ou cidade membro selecionará os seus candidatos em regime de livre concorrência, de acordo com os princípios de objetividade, transparência, igualdade e não discriminação.

Os pontos focais do Programa Iberbibliotecas enviarão a avaliação e a proposta final dos solicitantes vencedores dos estágios à Unidade Técnica do Programa Iberbibliotecas no prazo estabelecido.

A Unidade Técnica será a encarregada de comunicar a concessão dos estágios aos selecionados de cada um dos países e cidades membros na data indicada no calendário do Concurso. O resultado da seleção será enviado pela Unidade Técnica aos bibliotecários selecionados para os informar oficialmente da decisão final e a lista de vencedores será publicada no dia 7 de agosto de 2017 na página Web do programa www.iberbibliotecas.org.

A decisão do Conselho Intergovernamental sobre a seleção dos bibliotecários será inapelável.

7. Critérios de avaliação

O processo de seleção será realizado por cada ponto focal, tendo em consideração a avaliação das candidaturas conforme os seguintes critérios:

Critério Detalhe Pontuação
1. Adequação do perfil profissional do candidato ao estágio específico do concurso a. Formação profissional diretamente vinculada com as ciências da informação, ciências sociais e humanas: 0-1 pontos.

b. Experiência profissional em atividades de ensino ou no desenvolvimento de projetos: 0-1 pontos.

c. Conhecimentos sobre o desenvolvimento tecnológico aplicado a serviços bibliotecários: 0-1 pontos.

d. Trabalhos desenvolvidos e/ou publicados relacionados com temas de desenvolvimento tecnológico para bibliotecas públicas: 0-1 pontos.

4
2. Experiência profissional acreditada e aprovação do correspondente do centro de trabalho a. Experiência profissional em bibliotecas públicas ou comunitárias: 0-1 pontos.

b. Aprovação do centro de trabalho: grau de compromisso e vinculação que a aprovação reconhece relativamente ao candidato: 0-2 pontos.

3
3. Valoración de la utilidad de la pasantía en relación con el proyecto propuesto 3. Avaliação da utilidade do estágio relativamente ao projeto proposto a. O projeto apresentado cumpre aspetos básicos, tais como: nome do projeto, objetivos, desenvolvimento, metas, indicadores, breve descrição, cronograma de atividades, descrição do espaço onde se realizará o mesmo, etc.: 0-2 pontos.

b. O projeto permitirá melhorar algum aspeto ou serviço da biblioteca: 0-1 pontos.

3
TOTAL 10

8. Calendário

Actividade Data
Abertura do Concurso 22 de maio de 2017
Fim da receção das propostas 21 de julho de 2017
Publicação dos bibliotecários selecionados 7 de agosto de 2017
Comunicação com os bibliotecários vencedores e gestão da compra das passagens 7 al 31 de agosto de 2017
Realização do estágio 6 a 10 de novembro de 2017
Prazo máximo para a entrega de relatórios 2 de fevereiro de 2018

9. Obrigações dos beneficiários

Os beneficiários comprometem-se a aceitar o conteúdo deste concurso e o resultado do mesmo, bem como a cumprir as obrigações reconhecidas nas alíneas seguintes:

  1. Encontrar-se em São Paulo no primeiro dia do estágio. Realizar o estágio sem que haja qualquer alteração ou modificação no objeto ou finalidade para os quais foi concedido. Qualquer incidência que represente uma modificação do programa inicial de atividades deverá ser comunicada e autorizada pela Unidade Técnica do Programa.
  2. Comprometem-se também a aceitar por escrito a concessão da bolsa num prazo não superior a 7 dias a partir da notificação que será realizada pela Unidade Técnica do Programa Iberbibliotecas.
  3. Uma vez terminado o estágio, conforme os prazos indicados no calendário, os beneficiários deverão apresentar à Unidade Técnica do Programa Iberbibliotecas uma memória ou relatório do projeto que contenha os seguintes pontos:

• Descrição das atividades nas quais o bibliotecário participou em cada um dos dias do estágio.
• Suportes em texto, fotografia ou material audiovisual do trabalho desenvolvido em cada um dos workshops
• Texto no qual o bibliotecário deverá explicar em pormenor a aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu projeto em desenvolvimento ou a desenvolver na sua própria biblioteca.
• Material fotográfico ou audiovisual que suporte as outras atividades realizadas durante o estágio.

10. Reembolsos e incumprimentos

O incumprimento total ou parcial das condições impostas aos beneficiários e em especial o seu não comparecimento às atividades programadas dará lugar ao reembolso do montante concedido para o estágio em concreto, bem como aos correspondentes juros de mora. Nesse caso, a Unidade Técnica do Programa exigirá por escrito ao bibliotecário beneficiado que, no prazo máximo de sete (7) dias de calendário, manifeste os motivos que justificam essa situação, dos quais se informará o correspondente ponto focal. Se o ponto focal considerar que os motivos não são suficientes e assim o indicar à Unidade Técnica, esta submeterá à consideração do Conselho Intergovernamental do Programa a decisão de exigir o reembolso dos recursos entregues, decisão esta que ficará registada numa ata com a correspondente motivação.

Em qualquer caso a exigência de reembolso será regida pela legislação civil da República da Colômbia e terá o conhecimento da Jurisdição Ordinária do referido país.

11. Obrigações da Unidade Técnica e dos organizadores do Estágio

O organizador do Estágio, este ano o ponto focal de Brasil, é obrigado a receber os vencedores selecionados e a cumprir o programa do Estágio.

A Unidade Técnica elaborará um documento de avaliação do projeto com os indicadores previstos para este ano e publicará na página web do programa www.iberbibliotecas.org os resumos e as crónicas dos bibliotecários vencedores. A divulgação será apoiada por meio das redes sociais do Iberbibliotecas e pelos sistemas das bibliotecas beneficiárias.

12. Pagamento e justificação dos Estágios

O pagamento do montante ao país ou membro do programa organizador dos Estágios, bem como aos outros selecionados de cada ano, será efetuado na altura determinada pelo Conselho Intergovernamental e será realizado pela Unidade Técnica do Programa Iberbibliotecas.

Todos os montantes que sejam objeto de concessão, serão justificados mediante a entrega das correspondentes faturas, num prazo máximo de 30 dias de calendário a partir da finalização dos estágios.

13. Consultas

Para resolver qualquer dúvida relacionada com a candidatura, os interessados em apresentar as propostas podem entrar em contacto com a Unidade Técnica do Programa:

Correio eletrónico: iberbibliotecas@cerlalc.org
Telefone: (0517-1) 5187070, ext. 132