Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 20/11/2017 em Destaque, Eventos, Notícias

A Secretaria Estadual de Cultura e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de MG abre inscrições

OFICINA O PAPEL DA BIBLIOTECA PÚBLICA NA FORMAÇÃO DE LEITORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

A Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, diretoria da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, abre inscrições para a oficina O papel da biblioteca pública na formação de leitores: desafios e possibilidades.

A oficina propõe a discussão sobre formação de leitores em bibliotecas públicas, a partir da reflexão sobre o conceito, o papel e o projeto político de biblioteca pública, o conceito e a formação do mediador de leitura, possibilidades e importância da literatura na biblioteca pública, o planejamento e a execução de atividades de incentivo à leitura, de formação (dos diversos leitores e de profissionais mediadores) e de divulgação do acervo.

Estão convidados gestores públicos municipais da área de Cultura e Educação, bibliotecários, mediadores de leitura e servidores que atuam diretamente em bibliotecas públicas municipais ou comunitárias.

A oficina será ministrada por Érica Lima, nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2017, de 9h às 17h, na Sala de Cursos da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Rua da Bahia, 1889 – 2º andar – Anexo Prof. Francisco Iglésias). Érica Lima é doutora em Literatura Brasileira pela UFMG. Integra a equipe do Departamento de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, na qual vem desenvolvendo projetos de incentivo à leitura. Serão tratados os seguintes conteúdos: – o papel da biblioteca pública na formação de leitores; – o que é ser mediador de leitura; – a literatura na biblioteca pública; – planejamento de atividades de incentivo à leitura; – atividades de formação; – atividades culturais; – atividades de circulação e divulgação dos materiais bibliográficos.

As inscrições podem ser realizadas até o meio-dia de 23 de novembro por meio do formulário eletrônico: https://goo.gl/forms/VnYD248bB5dNTpa22.

Após este horário o formulário será bloqueado.  Serão disponibilizadas 60 vagas.

Poderão participar representantes de municípios que estejam com suas bibliotecas públicas em situação regular junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais.

Cada município por inscrever até dois representantes. Informações: sistema.sub@cultura.mg.gov.br (31) 3269-1202 ou 3269-1212