Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 08/02/2018 em Destaque, Notícias

Programa Conecta Biblioteca com apoio do Ministério da Cultura lança edital para as bibliotecas públicas

Iniciativa apoia profissionais de bibliotecas e prevê mobilização de jovens e gestores para estimular a transformação social por meio desses espaços

Com os objetivos de fortalecer as habilidades dos profissionais de bibliotecas e incentivar o papel desses espaços no desenvolvimento de comunidades, o Programa Conecta Biblioteca lança uma nova convocatória para selecionar 108 bibliotecas públicas em todo o Brasil entre os dias 05/02/2018 e 05/03/2018. O edital está disponível no site www.recode.org.br/convocatoria.

Os funcionários indicados pelas bibliotecas participantes receberão formações presenciais e à distância, com custos associados (passagem aérea, hospedagem, material etc.) sendo cobertos pelo programa. Além disso, passarão a integrar uma rede de troca de boas práticas, ganhando visibilidade entre os principais atores desse setor no Brasil.

As formações têm o objetivo de fortalecer o vínculo existente entre bibliotecas e sociedade, e estarão divididas nos seguintes eixos:

  • Pesquisa da comunidade;
  • Gestão participativa;
  • Estratégias de comunicação;
  • Articulação.
Divulgação Programa Conecta Biblioteca.

Divulgação Programa Conecta Biblioteca.

É o segundo ano consecutivo que a ONG Recode e a Caravan Studios, com apoio do Ministério da Cultura, por intermédio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), realizam uma intensa articulação para aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais. Em 2017, o programa impactou 79 mil pessoas (direta e indiretamente) nos 86 municípios participantes de 24 estados e no Distrito Federal, por meio de 92 bibliotecas e 550 jovens voluntários.

“A elaboração do programa Conecta Biblioteca envolveu representantes governamentais de todas as regiões do Brasil. É um processo colaborativo que identificou as demandas prioritárias para as bibliotecas, possibilitando um trabalho mais assertivo. Temos objetivos em comum e nossas expectativas são grandes”, destaca o diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Guilherme Relvas.

A convocatória está aberta a bibliotecas públicas estaduais ou municipais situadas em municípios com até 400 mil habitantes ou Distrito Federal, com no mínimo 3 computadores voltados ao uso da comunidade e conectados à Internet. Também é necessário ter cadastro atualizado junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e aos Sistemas Estaduais de Bibliotecas.

Conquistas do programa

Após o primeiro ano de participação no programa, a biblioteca de Juína (MT), relatou um salto no aumento de usuários: de 700 empréstimos/ano, para 3 mil/ano. A biblioteca de Domingos Martins (ES) registrou um número histórico de usuários em 2017: foram 15.041 pessoas, equivalente à 50% da população do município.

Cerca de 80% das participantes da primeira etapa criaram comitês de jovens que vão a campo para realizar a pesquisa da comunidade. Além disso, os comitês ajudam a colocar em prática algumas das ideias mapeadas nesse processo, como cursos de tecnologia, rodas de conversa, sarau de poesias, encontros com jogos e oficinas.

Encontro com jovens realizado pela ONG Recode em 2017.

Encontro com jovens realizado pela ONG Recode em 2017.

O Conecta Biblioteca incentiva o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Em Domingos Martins (ES), a bibliotecária Ana Maria Silva realiza “aulões” do Enem transmitidos online (ODS 4) e também promove uma feira de produtos agroecológicos dentro da biblioteca (ODS 2). Em Abaetetuba (PA), a participante Alessandra Dias idealizou parcerias entre secretarias de governo municipal para transformar a biblioteca em um polo de promoção da cidadania, onde usuários podem tirar a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e outras certidões (ODS 8).

Outras histórias do programa podem ser conhecidas em www.recode.org.br/convocatoria.

O Conecta Biblioteca

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, espaços vitais para o desenvolvimento de comunidades. Para isso, promove apoio e formação a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Informações e inscrição