Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 30/05/2018 em Destaque, Notícias

Eventos em Belém debatem bibliotecas públicas e cadeias produtiva e criativa do livro

O Ministério da Cultura (MinC) integra, em Belém (PA), importantes debates sobre bibliotecas públicas e as cadeias produtiva e criativa do livro no Brasil. No dia 4 de junho, às 14h, será realizado o Seminário Políticas, Ações e Oportunidades às Cadeias Produtiva e Criativa do Livro, com entrada franca e sem necessidade de inscrição prévia. A ação é uma realização MinC, por meio do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), e da Secretaria de Estado de Cultura do Pará e tem como objetivo apresentar políticas públicas, programas, ações e projetos de fomento e incentivo a escritores, ilustradores, editores e livreiros, entre outros.

Flyer_rede_social

A programação do seminário é composta pelos seguintes temas: Lei Rouanet, tradução, publicação e intercâmbio, mercado editorial, aquisição de livros para escolas públicas, livros didáticos e economia da cultura. Para tratar desses assuntos, foram convidados Vicente Filho, do Ministério da Cultura (MinC); Fábio Lima, da Fundação Biblioteca Nacional, entidade vinculada ao MinC; Luiz Álvaro Menezes, da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Wilson Troque, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Edivar Noronha, do Ministério da Educação, e Ana Cristina Araruna, do MinC.

“A proposta do seminário é levar representantes de instituições para apresentar ações de fomento às áreas criativa e produtiva do livro e, também, dar a oportunidade ao público de realizar uma troca com esses profissionais, tirando dúvidas e trocando opiniões”, afirma a coordenadora-geral de Leitura, Literatura e Economia do Livro do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Ana Cristina Araruna.

I Encontro Pan-Amazônico de Bibliotecas Públicas

Em paralelo, nos dias 4 e 5 de junho, será realizado o I Encontro Pan-Amazônico de Bibliotecas Públicas, voltado ao compartilhamento de informações, conhecimentos e boas práticas em bibliotecas públicas, valorização do papel dos profissionais da área e formação cultural em espaços públicos. Com foco em profissionais de bibliotecas públicas, o evento já está com as inscrições encerradas.

Encontro Pan - Icartazok

O encontro é uma realização da Fundação Cultural do Pará (FCP), com patrocínio do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), que recebe investimento anual do MinC de US$ 90 mil. O evento foi selecionado no Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas, na edição de 2017. Além disso, conta com a parceria do Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem como público-alvo os profissionais de bibliotecas públicas.

Na avaliação de Jaqueline Gomes, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, que faz parte do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do MinC, a realização do encontro reforça a necessidade de aproximação dos países que compõem a região Pan-Amazônica: Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

“O encontro ganha destaque por buscar o estabelecimento de novas relações entre a biblioteca e a sociedade, superando as eventuais barreiras geográficas e criando, assim, uma grande rede de cooperação pan-amazônica”, afirma Jaqueline Gomes, que também é vice-presidente do Programa Iberbibliotecas.

Feira Pan-Amazônia do Livro

Os dois eventos integram a programação da Feira Pan-Amazônia do Livro, reconhecida como o maior evento de fomento à leitura do Pará e um dos maiores no Brasil. A 22ª edição da feira será realizada de 1º a 10 de junho, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, das 10h às 22h.

A programação completa da XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, está disponível em www.feiradolivro.pa.gov.br.

Confira a programação dos dois eventos:

Seminário Políticas, Ações e Oportunidades às Cadeias Produtiva e Criativa do Livro

Data: 4 de junho de 2018
Horário: 14h
Local: Hangar – Convenções & Feiras da Amazônia/ 1º piso, sala 5
Endereço: Av. Doutor Freitas, s/n – Marco, Belém – PA
Observação: Entrada franca sem inscrições prévias.

I Encontro Pan-Amazônico de Bibliotecas Públicas

Segunda, 4 de junho de 2018

13h às 14h – Credenciamento

14h às 14h40 – Abertura do Encontro
Com Mansur Bassit, secretário da Economia da Cultura do Ministério da Cultura (MinC); Dina Oliveira, presidente da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP); Jaqueline Gomes (SNBP/Iberbibliotecas); Osmar Arouck, Biblioteca do Senado Federal; Daniela Greeb, Instituto de Políticas Relacionais (IPR/SP).

14h40 às 16h – Roda de Conversa
Políticas do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas na América Latina – Adriana Ferrari, da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB); Jaqueline Gomes (SNBP/Iberbibliotecas); Sandra Suescún Barrera, coordenadora nacional de Serviços Bibliotecários e Gestão Regional – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas da Colômbia. Mediação: Renata Costa – secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

16h às 16h15 – Intervalo

16h15 às 18h – Boas Práticas das Bibliotecas Públicas da Pan-Amazônia
Com Helena Carloni – Biblioteca da Floresta (Acre); Ruth Selam dos Santos – Biblioteca Pública Arthur Vianna (FCP-PA); Aline Nascimento – Farol do Saber (MA); Sandra Suescún Barrera, coordenadora nacional de Serviços Bibliotecários e Gestão Regional – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas da Colômbia. Mediação: Jaqueline Gomes (SNBP/Iberbibliotecas);

Terça, 5 de junho de 2018

10h às 11h20 – Bibliotecas na Região Amazônica, desafios e oportunidades: Construção do pacto das Bibliotecas Públicas da Pan- Amazônia.
Com Guilherme Relvas, diretor do Livro, Leitura e Literatura do MinC; Osmar Arouck, Biblioteca do Senado Federal; Jaqueline Gomes (SNBP/Iberbibliotecas); Sueli Ferreira, da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).
Mediação: Giselle Arouck (FCP-PA)

11h20 às 13h – Roda de Conversa: A Formação do profissional de Bibliotecas Públicas na América Latina
Com Franciele Marques Redigolo – Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação – ABECIN); Sueli Ferreira – Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA); Cristian Berrío Zapata – coordenador do Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mediação: Telma Sobrinho – Universidade Federal do Pará (UFPA) e Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).

14h30 às 16h – Roda de Conversa: Conhecer para transformar, diagnóstico das Bibliotecas Públicas do Pará
Com Daniela Greeb, do Instituto de Políticas Relacionais (IPR/SP); Marinilde Barbosa – Fundação Cultural do Estado do Paraá (FCP-PA). Mediação: Socorro Baia (FCP-PA)

17h30 às 18h – Encerramento