Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Publicado em 13/06/2018 em Destaque, Eventos

Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas

Durante os dias 19 de 20 de junho de 2018 o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), e o Programa Ibero-Americana de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), realizarão o Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, que discutirá os temas “O impacto Social das Bibliotecas” e “As Bibliotecas na Agenda Política”. O evento acontece no âmbito do Programa Iberbibliotecas, uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), tendo a coordenação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), órgão da Organização das Nações Unidas (UNESCO), que visa promover o acesso livre e aberto à leitura e informação para todos os cidadãos através da criação de uma rede de cooperação ibero-americana no campo das bibliotecas públicas. Atualmente, o Programa é composto pelos seguintes países: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai, Peru e as cidades de Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia).

logo seminario iber FINAL

Em 2012, o Brasil aderiu ao Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas e, desde então, o MinC investe US$ 90.000,00 (noventa mil dólares) anuais, participa e integra as bibliotecas públicas brasileiras em todas as iniciativas propostas pelo programa, tais como editais públicos, cursos de formação de bibliotecários, entre outras atividades.

O Brasil foi eleito em 2017 pelo Conselho Intergovernamental do Iberbibliotecas para uma nova diretoria, tendo como vice-presidente Jaqueline Gomes (também coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas) e que trabalha em conjunto com a Costa Rica, eleita presidente do grupo. “O Iberbibliotecas é uma importante frente de trabalho do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, pois o programa contempla nossos principais eixos de atuação, como a formação e qualificação de profissionais e o fomento aos espaços de leitura no Brasil.  Agora vamos reunir os temas centrais que permeiam as áreas do livro e leitura, trazer profissionais de vários países, nossos coordenadores estaduais de bibliotecas públicas e realizar o Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, um evento importante que abrirá espaço para o diálogo e reflexão sobre o papel das bibliotecas, seu impacto na sociedade e as questões políticas importantes para o segmento”, destaca Jaqueline.

O Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas será aberto ao público e tem inscrições abertas no site http://snbp.culturadigital.br/seminarioiber. A programação será composta de apresentações de projetos exitosos, discussões sobre cooperação e mesas de especialistas, além de contar com a participação de autoridades como Guilherme Relvas (diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – Brasil), Lovania Garmendia (Presidenta do Iberbibliotecas  – Costa Rica), Renata Costa (Secretária-executiva do Plano Nacional de Livro e Leitura – Brasil), Marianne Ponsford (Diretora no CERLALC/UNESCO – Colômbia), Coordenadores Estaduais de Bibliotecas Públicas, entre outros profissionais e instituições. As palestras serão interpretadas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e traduzidas simultaneamente para o português.

Depois de findo o Seminário, os membros do Iberbibliotecas participarão do XIX Conselho Intergovernamental do Programa Iberbibliotecas, que tem por objetivo avaliar os avanços já realizados no ano de 2018 e planejar as ações estratégicas para 2019. Além disso, durante o Conselho, serão selecionados os projetos ganhadores da 6ª Convocatória de Ajudas de 2018.

SERVIÇO:

Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas.

Data: 19 e 20 de junho de 2018.

Local: Salão Raffaello, San Marco Hotel, mezanino
Setor Hoteleiro Sul, quadra 05, bloco C – Asa Sul, Brasília – DF.

Inscrições, programação e mais informações na página oficial do evento:
http://snbp.culturadigital.br/seminarioiber.