Menu das páginas
Menu das categorias

Publicado em 09/07/2018 em Destaque, Editais, Formação, Notícias, Relacionamento

Iberbibliotecas recebe inscrições dos profissionais de bibliotecas para estágio em Madri

estagio_iber_banner_sitesnbp

Até o dia 10 de agosto de 2018 o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) recebe inscrições de profissionais que atuem em bibliotecas públicas ou comunitárias para o 3º Concurso de Estágios Internacionais, a ser realizado de 20 a 26 de novembro de 2018 em Madri, Espanha, e que terá como tema principal “Bibliotecas: alfabetização e memória sociocultural”. O concurso tem como objetivo compartilhar diferentes práticas e contribuir no desenvolvimento e qualificação de profissionais que lidam com os desafios dos espaços de leitura da região ibero-americana, aperfeiçoando suas competências e comunicação.

O Iberbibliotecas é uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), tendo a coordenação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), órgão da Organização das Nações Unidas (UNESCO), que visa promover o acesso livre e aberto à leitura e informação para todos os cidadãos através da criação de uma rede de cooperação ibero-americana no campo das bibliotecas públicas. Em 2012, o Brasil aderiu ao Iberbibliotecas e, desde então, participa e integra as bibliotecas públicas brasileiras em todas as iniciativas propostas pelo programa, tais como editais públicos, cursos de formação de bibliotecários, entre outras atividades.

No 3º Concurso de Estágios Internacionais serão selecionados 20 (vinte) profissionais que atuem em bibliotecas públicas ou comunitária, sendo 2 (dois) por cada país e cidade membro do Programa Iberbibliotecas (Brasil, Buenos Aires , Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha Medellín, México, Paraguai e Peru),  que poderão compartilhar as diferentes práticas alfabetizadoras que se desenvolvem nas bibliotecas em uma época de transição tecnológica onde a preservação da memória cultural e o desenvolvimento de habilidades para a aprendizagem adquirem cada vez maior importância.

Os profissionais devem possuir no mínimo dois anos de experiência em bibliotecas públicas ou comunitárias e estarem atuando em programas de alfabetização digital, alfabetização leitura/escrita e com experiência em programas de conservação e difusão da memória sociocultural. Não é exigido nível superior na área. Todos os selecionados receberão apoio para passagem, hospedagem, alimentação e translado.

O edital completo e informações para inscrição podem ser obtidas no endereço: www.iberbibliotecas.org/estagios.

Consulte aqui o programa detalhado do estágio “Bibliotecas: alfabetização e memória sociocultural”.

Dúvidas sobre o concurso podem ser enviadas para o e-mail: iberbibliotecas@cerlalc.org.