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Formação de pessoal

 

O SNBP organiza e promove encontros de formação e atualização para bibliotecários, auxiliares de bibliotecas e outros profissionais que atuam em bibliotecas públicas e comunitárias.

Participa de encontros promovidos pelos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) e por redes locais de bibliotecas com o intuito de divulgar informações sobre as bibliotecas públicas no país.

Todos os cursos, oficinas e eventos organizados pelo SNBP, pelos SEBPs e por instituições da área são divulgados na agenda do site. Clique aqui e acompanhe tudo o que esta acontecendo de interesse para a área de bibliotecas públicas e comunitárias.

Em 2014, esta oferecendo o curso de educação a distância (EAD), Diplomado en Gestión de Bibliotecas Públicas en modalidade E-Learning para Iberoamérica, desenvolvido e implementado pela Universidad Alberto Urtado, com o apoio do Programa IBERBIBLIOTECAS – www.iberbibliotecas.org. O curso tem o objetivo de fornecer e desenvolver competências e habilidades para profissionais que atuam em bibliotecas públicas em Iberoamérica, de maneira a apoiar a gestão local e reposicionar estas bibliotecas em suas localidades. O curso terá a duração de 169 horas, com início em junho e término em dezembro de 2014. Esta organizado em 6 módulos, sendo:

– Módulo 0 – Introdução ao curso EAD

– Módulo 1 – Biblioteca e comunidade

– Módulo 2 – Patrimônio cultural e memória

– Módulo 3 – Fomento a leitura e escrita

– Módulo 4 – Serviços bibliotecários

– Módulo 5 – Atendimento e formação de usuários

– Módulo 6 – Advocacy

Participam do Diplomado en Gestión de Bibliotecas Públicas en modalidade E-Learning para Iberoamérica um total de 238 alunos de 4 países: Costa Rica, Colômbia, Espanha e Brasil. O Brasil é a delegação que mais tem representantes, no total são 90 participantes de todas as regiões do país. Clique aqui para acessar a relação dos alunos brasileiros inscritos no curso.

Além desse curso, no que tange a formação de pessoal, o SNBP utiliza também ferramentas tecnológicas para uso restrito dos Coordenadores dos SEBPs, tal como o Ambiente Virtual e a Sala de Webconferência. Estas ferramentas compõe um programa de formação permanente e de troca de informações entre os membros do Sistema.