Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Ações

O SNBP tem por objetivo desencadear ações articuladas com os estados e municípios, com vistas à ampliação do número de bibliotecas públicas e a melhoria dos serviços de acesso à leitura e à informação a todos os cidadãos brasileiros. Suas ações estão focadas no Eixo 1 do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Democratização do Acesso, aprovado pelo Decreto no. 7.559, de 1º. de setembro de 2011.

É responsável pelo gerenciamento das informações sobre a situação das bibliotecas públicas no país e pelo monitoramento e avaliação dos investimentos na área, objetivando apoiar a construção de diretrizes e políticas públicas voltadas para esse tipo de bibliotecas.

Investe na instalação de novas bibliotecas públicas e pontos de leitura e na modernização de espaços e serviços, assim como ampliação e qualificação de acervos em bibliotecas públicas e comunitárias.

Trabalha de maneira articulada com os Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBP). Cada estado brasileiro possui uma coordenadoria para atender as demandas locais. Tanto o SNBP quanto os SEBPs oferecem assessoria técnica em questões referentes aos espaços, infraestrutura, serviços e formação de pessoal de bibliotecas.

Tem por princípio o trabalho participativo e o estímulo ao estabelecimento de parcerias com outros tipos de bibliotecas e instituições, de pesquisa e da comunidade, mantendo e fomentando a cooperação permanente, desenvolvendo programas e projetos coletivos objetivando a construção de uma cultura colaborativa na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Principais ações

Assessoria técnica a profissionais, governos e sociedade civil

– Fomento a pesquisa na área

– Formação de pessoal para atuar em bibliotecas públicas e comunitárias

 Gestão de informação sobre bibliotecas públicas e comunitárias no país

Instalação e modernização de bibliotecas públicas

Ampliação e qualificação de acervos

Além disso, o SNBP tem dado especial atenção as ações que envolvem as iniciativas da sociedade civil e os programas de governo, tais como:

Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura

Bibliotecas dos CEUs das Artes