Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura

Pontos de Leitura e Bibliotecas Comunitárias - logo1

As Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura são iniciativas da sociedade civil que contribuem de maneira efetiva para a democratização do acesso à leitura no país. O SNBP orienta os Sistemas Estaduais e Municipais de Bibliotecas Públicas a apoiar e integrar essas iniciativas de maneira a potencializar o trabalho na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas nas suas regiões.

Ao longo dos últimos anos varias ações vem sendo realizadas pelo MinC com o objetivo de apoiar essas iniciativas, tais como: – I Concurso Pontos de Leitura 2008 – Edição Machado de Assis  que selecionou 516 iniciativas; – Convênios com Estados e Municípios para o repasse de recurso e lançamento de Editais regionais; – Edital de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura de 2012, e; – Prêmio Leitura para Todos: projetos Sociais de Leitura 2014.

Além disso os Pontos de Leitura e Bibliotecas Comunitárias fazem parte do Programa Cultura Viva do MinC e são apontados no item X do artigo 5o. do Projeto de lei 757-D de 2011, aprovado na Câmara e aguardando aprovação no Senado Federal.

Durante o período de 2009 e 2013 o diálogo a distância foi realizado por meio da Rede Biblioteca Viva, um blog criado pelo MinC, aberto para todos os agentes culturais ligados a essa área.

Entre os dias 19 e 24 de maio, os Pontos de Leitura e Bibliotecas Comunitárias participaram da TEIA da Diversidade 2014 e em conjunto com a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) elaboraram propostas e definiram estratégias para melhorar a articulação entre esses equipamentos culturais e o MinC. Acesse aqui o resultado desse trabalho.

Acesse aqui o Facebook da Rede Pontos de Leitura e Bibliotecas Comunitárias.

Pontos de Leitura e Bibliotecas Comunitárias - rodapé