Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Mais Bibliotecas Públicas

Por meio do projeto “Mais Bibliotecas Públicas – Apoio à instalação e qualificação de Bibliotecas Públicas”, resultado do convênio entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), o SNBP está iniciando um processo de mobilização local a favor da ampliação do número de bibliotecas públicas no Brasil.

Para atingir estes objetivos implementamos um processo de levantamento, analise e validação dos dados sobre os municípios com bibliotecas públicas no Brasil, identificando assim aqueles que continuam sem bibliotecas. A partir desses dados, estão sendo organizados encontros regionais com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os gestores públicos e a sociedade civil com vistas a ampliar o número de bibliotecas públicas no território brasileiro.

Durante o período de 1 ano serão realizados 30 encontros, nos 26 estados brasileiros, para debater o impacto de um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade para uma comunidade local. O processo de mobilização presencial se dará prioritariamente junto aqueles municípios que estão sem bibliotecas públicas, ou cujo equipamento cultural esteja fechado.

O trabalho envolve também a articulação entre os Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) e as lideranças locais que participam da construção dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, assim como instituições não governamentais e coletivos que atuam na valorização e requalificação de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares.

Os primeiros dados com a relação de bibliotecas públicas nos municípios e estados brasileiros já estão disponíveis, clique aqui para acessa-los.

O projeto vem sendo acompanhado sistematicamente e, no dia 24 de janeiro, foi realizada uma reunião de avaliação dos primeiros resultados. Participaram da reunião representantes dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo, docentes e alunos da UNIRIO e da UFF, representantes de entidades ligadas a área de leitura, livro e bibliotecas e a equipe do SNBP.

Até o mês de maio realizamos 20 encontros locais, com 349 municípios de 18 estados, envolvendo um número aproximado de 1.300 pessoas.

A seguir encontram-se registradas as reuniões locais realizadas até o momento:

Todos estão convidados a participar dessa grande mobilização!

➜ Acesse o Facebook do Projeto Mais Bibliotecas Públicas

➜ Primeiros resultados do Projeto Mais Bibliotecas Públicas

➜ Fotos das mobilizações

Acompanhe aqui o monitoramento dos Municípios Brasileiros sem Bibliotecas Públicas