Menu das páginas
Rss
Menu das categorias

Pontos de Leitura Ancestralidade Africana no Brasil

O projeto tem por objetivo apoiar e estimular iniciativas culturais, já em andamento, voltadas para a promoção, preservação e divulgação da história e cultura africana e afro-brasileira.

Os Pontos de Leitura Temáticos foram equipados pelo SNBP/FBN de maneira a possibilitar a ampliação de suas ações na área de leitura, constituindo-se como mais um espaço de democratização ao acesso aos livros, em seus diferentes suportes e, ao estímulo às práticas leitoras.

Com a constituição dos Pontos de Leitura Ancestralidade Africana no Brasil espera-se contribuir para a construção de uma política afirmativa voltada aos interesses reais da população negra e de outros segmentos étnicos discriminados pela sociedade.

O projeto constitui-se como um piloto com foco em 10 comunidades tradicionais de matriz africana, entre Quilombos e Terreiros. A partir dos resultados espera-se ampliar o número de Pontos de Leitura na temática africana.

A metodologia da pesquisa nas comunidades tem por base o registro das narrativas a partir de:

a) Histórias individuais e coletivas com a herança e filiação ancestral,a vivencia atual e perspectivas – dos moradores mais antigos, histórias em grupo com os adultos e conversas com os jovens;

b) Memória e história de ocupação do espaço (conquistas e dificuldades, situação, atividades e interação/intervenção social e perspectivas da comunidade.

Todos os Diários de Campo, Vídeos e Fotos foram elaborados e registrados a cada pesquisa no local epodem ser acessados no site www.ancestralidadeafricana.org.br.

Nesse momento está em processo de elaboração o livro “Memória dos Pontos de Leitura Ancestralidade Africana” construído a partir dos registros das principais falas dos entrevistados e do conjunto de informações que foram devolvidos em cada um dos locais pesquisados (constando de registros em áudio, algumas fotos e vídeo).

Ao final será organizado um encontro com a presença de representantes das comunidades pesquisadas para devolução e avaliação do projeto e a capacitação destas para a sua intervenção interativa no site com postagens de novas histórias, notícias e a interação entre elas e seus coletivos de atuação.

Clique aqui para acessar a lista de Pontos de Leitura Ancestralidade Africana.

Clique aqui para acessar a Fan Page Ancestralidade Africana.

Este projeto piloto esta sendo realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais (IPR) em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) é resultado de um convênio firmado entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o IPR. Contou também com a parceria da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do MinC (SCDC/MinC) e da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR).